segunda-feira, 12 de setembro de 2022

6. O Primeiro Teste

 


Quando Deus criou os seres celestiais, não lhes deu de imediato a possibilidade de conhecer a oposição ao bem. Só haviam conhecido o pleno amor e a plena bondade presentes em Deus. E, por isso mesmo, não conheciam as consequências de graves escolhas e por isso também um grupo ficou indeciso, porque não tinham ainda visto a oposição do bem. Para eles, tudo o que existia era o amor e a bondade. Não tinham a mínima ideia do que seria a maldade, a desobediência e suas consequências.

E isso tudo era bom, mas não sem conhecer o outro lado. Porque faz parecer que não existe possibilidade para outra coisa e que, independente das atitudes e escolhas, tudo continuará sendo bom indefinidamente. O que não é verdade. Se o mal penetrar, o que é bom deixa de ser completo e passa a dividir espaço com o que é mal. Mas eles, antes, não sabiam disso e foram pegos de surpresa pelas maquinações do perverso, porque não podiam discernir seus intentos, nem mesmo imaginar algo como o inferno, que jamais antes havia existido antes, em toda a criação.

Deus permitiu-se atender a um pedido de 2 guerreiros, entre os hesitantes, que diziam serem capazes de resistir à sedução do perverso. Diziam eles que gostariam de ser os primeiros a serem provados e propuseram que, se fossem aprovados, todos os hesitantes seriam perdoados de sua hesitação e poderiam voltar ao seu estado original.

O soberano, em sua justiça e misericórdia, mas já conhecendo as limitações que os hesitantes apresentavam, sabendo que a eles seria necessário dar uma oportunidade para fortalecer-lhes o caráter celeste, permitiu a estes dois guerreiros passar por este teste, que seria aplicado diretamente pelo perverso. Se eles fossem aprovados, todos os hesitantes, embora tivessem de passar pelo teste na terra, passariam por ele de uma forma muito mais breve e com muito menos trabalho.

O Soberano prometia-lhes a própria presença, em toda sua glória, diariamente em meio à matéria, para lhes ensinar sobre a glória celeste e levá-los de volta ao lar.

Se não fossem aprovados, a glória se retiraria deles e teriam de passar pelo teste apenas com os recursos materiais disponíveis e os recursos espirituais que estariam ocultos, pelos quais eles teriam que buscar, dia após dia, porque teriam optado, durante o teste, pela sedução do perverso ao invés da glória do soberano.

Mesmo assim, em toda sua glória e misericórdia, o Soberano ainda lhes daria a chance de fazer o teste durante o tempo de sua vida na terra.

Sioni e Tiulani, os quais pediram para serem os primeiros, seriam então submetidos a um teste, feito por satanás, sem lembrar do que antes tinha acontecido no céu, a fim de dizer se poderiam novamente cair na tentação e sedução de satanás, se tivessem tempo para argumentar. Não seria tão rápido e instantâneo quanto havia sido no céu e, a possibilidade de não serem pegos tão de surpresa fazia-os acreditar ser possível vencer, desta vez.

Diziam que o soberano havia sido muito duro em julgar sua hesitação de menos de 1 segundo. E sofrer uma pena eterna por causa de uma atitude tão repentina e intempestiva era um julgamento muito duro.

Então o soberano e misericordioso lhes impôs um teste em que poderiam argumentar com o perverso e saber se seriam aprovados.

Disse ainda que a condenação, neste caso, não viria imediatamente. Mas que, por viverem uma nova realidade onde não se lembrariam da glória e majestade celestiais, poderiam ter a chance da remissão e perdão para o seu erro, ao serem provados numa vida material na terra, sem a consciência e conhecimento prévios da glória. Teriam de conhecer pela busca e aprender com esforço sobre o que era essa glória, a fim de desejarem, com todas as forças do seu interior, voltar para lá.

Se não passassem no teste com o perverso, então Deus não andaria com eles na terra a fim de mostrar mais rapidamente a realidade da glória celeste, a fim de poderem voltar ao seu lar redimidos. Mas ainda assim, poderiam ter um tempo para o arrependimento e a mudança de atitude. Diferente no teste que foi feito no céu, quando sua atitude, numa fração de segundo, já determinou seu destino, agora a atitude poderia ser redimida, haveria tempo para uma correção de atitude, uma vez que o conhecimento era limitado, não era também justo que fossem cobrados e condenados de uma única vez.

Se fossem aprovados neste teste inicial, então o próprio soberano andaria com eles, em toda sua glória, a fim de mostrar-lhes as grandezas celestiais, as quais haviam sido resetadas de suas memórias e poderiam passar pela prova mais rapidamente e sem tantos sofrimentos.

O teste para eles, na terra, ao serem colocados para ali viver, consistia em terem tudo à disposição para sua plena vida, mas também uma única oposição, em forma de uma única ordem dada pelo Soberano, para que não viessem a desobedecer. De imediato, seriam apresentados à possibilidade da escolha e da oposição. Mesmo assim, a abundância de benefícios e permissões em muito superavam 1 única possibilidade de errar. Apenas uma ordem de proibição, frente a outras tantas de permissão, para saber se a escolha que fariam consideraria todos estes benefícios.

E parecia fácil. Uma árvore apenas proibida. Tudo o mais era permitido e desfrutável. Bastava olhar e desfrutar de todo o resto, ignorando o proibido, que tudo seria novamente envolto em bênçãos. Quando os hesitantes souberam qual seria o teste, animaram-se em extremo, acreditando que, desta vez, não iriam errar. Mas este excesso de confiança era uma das fortes características daqueles que hesitaram no momento da escolha crucial. E seria sua fraqueza. Porque subestimaram o poder de sedução do Perverso que, no céu, com toda a glória celeste, ainda foi capaz de convencer e seduzir 1/3 de todo o exército celestial. Eles deviam se lembrar disso.

Ao serem colocados na terra, num jardim mais especificamente, receberam as ordens de Deus para não tocarem especificamente na árvore que continha o fruto do conhecimento do bem e do mal. E então apareceu o perverso, na forma de uma serpente e, com uma rápida conversa, convenceu Tiulani que estender a mão para a única coisa proibida era mais vantajoso. E Tiulani acreditou e ainda convenceu Sioni.

Desobedeceram.

Diante de tantas possibilidades permitidas de alegria e plenitude, foram seduzidos pelo Perverso e cederam.

Eles não passaram no teste.

O perverso mostrou-se muito sedutor, ao lhes apresentar argumentos que os convenceram que seria melhor se tentassem provar aquele gostinho de se tornarem iguais ao soberano.

Sioni recebeu, na terra, o nome de Adão, o primeiro homem. E Tiulani passaria a ser Eva, a mãe de todos os viventes, porque agora, depois deste primeiro fracasso, não seria mais Deus quem colocaria cada um na terra, diretamente. Mas cada um deles viria à terra, tendo de ser gerado e cuidado por um outro ser, que seriam agora seus pais segundo a carne. E, para trazê-los a este mundo, a fim de dar-lhes a chance de serem testados, cada mulher nesta terra passaria pela concepção e parto, trazendo-lhe dor, cada homem teria de lutar pelo seu sustento e eles teriam de perceber o que perderam, teriam de perceber que tudo o que tinham no céu, sem nenhum esforço, agora tinha de ser conseguido com dureza e dificuldade. Inclusive a possibilidade de voltar a habitar a glória celeste, pois tudo o que tinham de conhecimento da grandeza e glória do Soberano, agora teriam de buscar com todas as forças, com todo o coração, com todo o entendimento, para recuperar sua habitação.

Quando todos os hesitantes souberam que os grandes e fortes guerreiros Sioni e Tiulani não foram capazes de discernir e vencer o teste proposto pelo Perverso, ficaram atônitos e perceberam com um pouco mais de profundidade que tal sedução e poder de persuasão era mais forte do que haviam imaginado. Perceberam que teriam de ter muito mais cuidado e atenção do que imaginavam. E lembraram-se que todos este conhecimento e conclusão feitos agora no céu não seriam de muito proveito durante o teste, uma vez que toda sua memória celeste não poderia ser usada enquanto passassem pelo teste.

Agora era a vez de cada um dos outros passarem pelo teste.


Lucas Durigon


Esta  é uma obra de ficção. Iniciada em 07/08/22.

https://tapecariadepalavras.blogspot.com/2022/08/a-descida.html


Siga nosso blog (clicando à direita) para acompanhar um novo e emocionante capítulo/episódio toda segunda feira. 

Ajude-nos a divulgar, COMPARTILHE e COMENTE. 

Se desejar contribuir financeiramente, clique no link

https://pag.ae/7WFcJzaKv

ou pelo PIX: 

lucas@lupasoft.com.br 


conheça também nosso blog de temas bíblicos: 

https://perolasnabiblia.blogspot.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário